segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sobre as águas



"Alta madrugada Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: "É um fantasma!" E gritaram de medo. Mas Jesus imediatamente lhes disse: "Coragem! Sou eu. Não tenham medo!"
"Senhor", disse Pedro, "se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas".
"Venha", respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me!" Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: "Homem de pequena fé, por que você duvidou?"
Quando entraram no barco, o vento cessou. Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: "Verdadeiramente tu és o Filho de Deus". "
Mateus 14: 25 - 33


Ao ler esses versículos, tive uma reflexão um pouco diferente das que eu já tinha ouvido sobre essa história.
Lembrei-me de um livro que li ano passado: A Cabana.

Num capítulo do livro, Jesus leva Mack (personagem principal) para caminhar e diz que precisa mostrar algo a ele do outro lado do lago do jardim, mas quando chegam no cais, Mack percebe que não tem nenhum barco à beira e pergunta a Jesus como atravessarão.
Jesus responde: - Caminhando!
Mack fica surpreso quando Jesus pisa da superfície do lago e o chama pra ir junto. Super inseguro ele vai, mas logo se acostuma.
Mack e Jesus atravessam o lago todo, conversando e vendo as trutas pulando entre eles. Até que chegam do outro lado.
Jesus leva Mack pra uma gruta que tem atraz de uma cachoeira para que ele passe um tempo com Sophia, A Sabedoria de Deus.

Então ele passa uns momentos sinistros lá, que sairá um pouco do contexto se eu descrever.
Então vamos ao ponto que quero chegar.

Na volta, Mack e Jesus vão conversando em direção ao lago para atravessarem de volta. Mas Mack se destrai na conversa e acaba entrando no lago na frente de Jesus e vai caminhando. Jesus fica parado a margem do lago observando enquanto, cada vez que Mack se afastava mais D'Ele, mais ele ia afundando no lago. Sem entender o que acontecia, Mack pede ajuda e Jesus diz se aproximando dele:
- Será que você não entende que você não pode sem mim? Eu que fiz você andar sobre o lago ao meu lado.

Isso me fez refletir, Deus é tão bom que nos dá o privilégio de viver momentos sobrenatural com Ele. Nos dá vitória, nos mostra o caminho, nos usa da maneira que Ele quiser, mas nós as vezes esquecemos que tudo isso é Deus que permite.
Quantas vezes já nos pegamos tentando andar sobre as águas sozinho porque Deus já tinha feito eu atravessar antes quando eu estava caminhando com Ele?
Quantas vezes tentamos passar na frente de Jesus?

Nós não somos nada, ou somos meros humanos que Deus criou do pó. Não temos poder nenhum, mas ainda assim, Deus quer nos usar e nos tornar útil.

Ou seja, Toda Honra e Toda a Glória pertence a Deus, não a nós.

Um comentário:

  1. É ISSO AÍ dryka. Embora eu não goste de "A cabana" por conter algumas "heresias" ...
    o importante que me fez pensar que Deus raramente faz o mesmo milagre repetidas vezes, quase nunca mesmo, só a multiplicação dos pães.

    :) Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir